quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Na Cozinha - Risoto Mineiro À Moda da Beca

Friozinho tem tudo haver com comfort food. E uma dessas comidas pra mim é o risoto.
Tem pessoas que se assustam, imaginam que é difícil de preparar, mas tenho certeza que é porque nunca tentaram. Sem dúvida é um dos pratos mais práticos pra quem está começando a se aventurar entre as panelas rs.
O ideal seria eu postar primeiro um risoto tradicional, mas o princípio de todo risoto é o mesmo: manteiga + cebola + arroz arborio + vinho seco + caldo saboroso + parmesão e manteiga pra finalizar. E esse eu fiz meio que..."vamos ver o que eu encontro na geladeira", e ficou tão gostoso e diferente, que achei que valia o post ;)
Momento água na boca:


Vamos à receita?

Risoto Mineiro À Moda da Beca

Ingredientes:



- 3 c.s. de manteiga
- azeite
- 3 linguiças finas tipo calabresa defumada fatiadas
- 1 cebola pequena picadinha
- 1 xíc. de arroz arborio
- 1 taça de vinho tinto seco (aqui é tinto mesmo)
1L de caldo de galinha quente (preferencialmente feito em casa)
- 1 e 1/2 xíc. de couve picada finamente
- 50g de queijo parmesão ralado
- queijo canastra ralado para decorar

Modo de Preparo:
Em uma panela grossinha (sempre é melhor para risotos), dourar a linguiça fatiada com um pouquinho de azeite. Não precisa muito, porque a própria linguiça libera muita gordura. Reservar as fatias já douradas em papel absorvente e descartar a gordura.
Na mesma panela, refogue a cebola em 2 c.s. de manteiga, com um fio de azeite para evitar que a manteiga se queime (aproximadamete 5 minutos). Aproveite para envolver a cebola naquele fundinho que ficou ao dourar a linguiça. Acrescente o arroz, e misture bem para envolvê-lo na manteiga, refogue até que fique um pouco transparente (vai perder aquele super branco rs.). Despeje o vinho e misture, quando estiver quase seco de novo, acrescente 1 concha do caldo (mantenha o caldo sempre quente em uma panela ao lado) e mexa o tempo todo. Faça esse processo: secou +  acrescentar mais uma concha do caldo, misturando sempre, até que o arroz fique ao dente. Aproximadamente 20 minutos, mas não tem tempo certo, tem que experimentar para ver se o arroz está cozido.
Quase no final do cozimento, acrescente as linguiças já douradas (reserve algumas para decorar).
Apague o fogo, acrescente a couve, e finalize acrescentando uma c.s. de manteiga e o queijo parmesão ralado. Misture, experimente, acerte o tempero se necessário, e tampe a panela por alguns minutos (rapidinho, uns 2 a 3 minutinhos bastam).
Está pronto para servir. Decore com o queijo canastra ralado, que aqui faz mais do que decorar rs., e com as fatias de linguiça reservadas.
Um fio de azeite aromatizado com pimenta cai super bem ;)

Rende 2 porções fartas =D

Obs: 1- o tradicional em risotos é usar o vinho branco, mas aqui queria a cor do tinto e funcionou super bem (o objetivo é liberar o amido). 2- em SP nunca achei queijo canastra, já li que só tem em MG por questão de leis sanitárias. Se for o caso, substitua por um queijo parmesão mais fresco.

Olha quem me acompanhou no preparo e ficou com água na boca...



hihihi, é o Guaraná, o golden mais lindo da história... sério, nem é papo de mãe coruja =D

2 comentários:

  1. Oi Beca, seu golden é mto lindo mesmo, eu adoro cães tenho vários em casa, e guaraná que nome original hein... hehe. Esse seu risoto está com uma cara mto boa..hummm mas me conta, que tipo de arroz é esse que eu nunca ouvi falar? Ah, e da pra substituir essa a linguiça por algum outro ingrediente?
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Oi Geovana! Obrigada hihihi
    Respondendo à sua pergunta, esse arroz é específico para risotos, hoje em dia é fácil encontrar em supermercados. Geralmente é importado, e vem embalado à vácuo em uma caixinha onde se lê: riso arborio (quando é italiano).
    Trocando o vinho tinto por branco, que é o tradicional, vc pode trocar a linguiça e couve e queijo canastra por tomate seco, rúcula e mussarela de búfala; presunto de parma e brie; aspargos e camarão; gorgonzola e pêras... vale experimentar combinações diferentes com coisas que vc gosta. Essas são algumas das minhas preferidas =D
    Próxima vez que eu preparar um risoto faço um passo-a-passo ;)
    Bjks e um ótimo dia pra vc

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

share/bookmark

AddInto