quarta-feira, 11 de maio de 2011

Na Cozinha - Quiche de Espinafre e Queijo Branco

Desde que vi essa receita no Gastrolândia, fiquei com vontade de experimentar. Adoro quiche, e realmente é super simples de fazer, aceita inúmeras variações, e pode render uma entradinha saborosa, ou um jantar relativamente leve acompanhado de uma salada. Além do mais, sempre tenho espinafre congelado, por achar que é um curinga (além de mil vezes mais prático do que o fresco que não rende).
Não segui a receita original na íntegra. A massa fiz diferente, e o recheio segui praticamente tudo, com pequenas alterações.

A minha Quiche eu fiz assim:

Quiche de Espinafre e Queijo Branco


Massa
Misturar 1 e 1/2 xíc. de farinha de trigo, com uma pitada de sal, 1 ovo pequeno e 125g de margarina até virar uma massa homogênea. Com essa massa forrar o fundo e laterais de uma forma redonda média, ou 8 formas de torta de 10cm de diâmetro. Assar por 10 a 15 minutos em forno preaquecido a 200C. Enquanto isso preparar o recheio.

Recheio
Refogar no azeite 6 bolinhas de espinafre picado congelado (a receita original pede 200g de folhas de espinafre) com 1/2 cebola picada e 1 dente de alho picadinho. Temperar com pimenta do reino e uma pitada de sal. Deixe esfriar um pouco e reserve. Em uma tigela misture 100ml de creme de leite, 1/2 xíc. de leite, 1 ovo, 50g de queijo parmesão, uma pitada de pimenta do reino, uma pitada de sal e uma pitada de noz moscada.

Distribuir 50g de queijo branco picado sobre a massa preassada, espalhar por cima o espinafre, e despejar por cima o creme. Levar ao forno até dourar. Pode ser servido quente ou frio.

Com essa quantidade eu fiz uma quiche de 18cm de diâmetro, e 4 individuais de 10cm de diâmetro. Essas eu congelei porque é sempre bom ter uma coisa do tipo para hora em que a fome encontra a preguiça ou de uma visita inesperada. E a outra serviu mais que bem duas pessoas como refeição principal.

Para ver a receita original, clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

share/bookmark

AddInto